quinta-feira, outubro 06, 2005

Sugestões

Duas sugestões para todos os que puderem ou quiserem aceita-las.
A primeira é um livro recentemente editado em Portugal. Foi escrito por dois jornalistas do New York Times e relata o tempo decorrido entre o primeiro impacto e o desmoronar da segunda torre do World Trade Center.
O Titulo é a sintese do livro - 102 minutos.
Escrito sem comiserações ou nacionalismos parolos, os autores usam os registos das conversas tidas por telemóveis, telefones fixos, comunicações entre corporações de Bombeiros, Policia e outras que existem em New York, para junto com os testemunhos de sobreviventes criarem um relato vivo e sem contemplações. O que aconteceu, as 2794 mortes, foi também fruto da ganância e falta de entendimento entre os diversos sectores reguladores. É impressionante saber que a falta de comunicação, devido a ancestrais rivalidades, levou a que dezenas de Bombeiros ficassem dentro das torres apesar da Policia ter comunicado a iminência de queda das torres.Pura e simplesmente não se ouviam. Ler os relatos de todos os que se encontravam vivos e presos nos diversos andares, esperando conselhos para actuarem em conformidade, é arrepiante.
Um livro a ler para todos possamos ter consciência de que a nossa ousadia (criação de prédios cada vez mais altos), obriga naturalmente a ter cautelas adicionais que se compridas inviabilizam a construção, porque pura e simplesmente não é rentavél. No WTC também aconteceu isto.


A segunda sugestão é a exposição de fotografia que está presente no CCB, em lisboa, Word Press Photo 2005.
Como sempre, esta exposição traz-nos o mais belo e o mais inesperado.
Se uma foto, segundo o provérbio, vale 1000 palavras, uma foto com legenda vale muito mais.
Numa sucessão de fotos tiradas vemos mulheres, nem belas nem brutas, apenas mulheres.Todas da África do Sul. E uma legenda;
Uma em cada quatro mulheres é espancada pelo seu parceiro.
Em cada seis dias uma mulher é morta, por violência doméstica.
Em cada 26 segundos uma mulher é violada.
Eloquente.
Sudão. Fome. Desgraça.Um criança de cara atormentada, posa para que o mundo saiba que com 14 anos FOI VIOLADA CONSECUTIVAMENTE POR 4 HOMENS QUE INVADIRAM A SUA ALDEIA.
China. Terra grande, grandiosa, populosa.Serie de fotos de fábricas, onde tudo se fabrica para que nós os ocidentais possamos ter melhores produtos a preços mais baixos. Os chineses esses apenas os fabricam. O custo ?
27 operários diariamente ficam amputados de um membro.Coisa pouca em termos estatisticos.Eles são tantos ! Tantos que nos mostram como vivem 8 pessoas em dormitórios de 10 m2.
Tsunamis, furacões, tornados e outras tantas desgraças, mas também a beleza de uma foto tirada a um miudo que concorrendo pela primeira vez a um torneio, acaba por ficar em terceiro lugar. A cara de desconsolo é um momento único.A beleza de ver uma equipa de futebol feminina, numa aldeia perto de Cuzco, localidade Peruana. Sem equipamento, e com uma enorme vontade, conseguem ser cam
peãs. São mulheres do campo.Rudes. Mas belas na sua determinação.
Vão ver. Vale sempre a pena ter presente que o mundo em que vivemos, está para além daquilo que vemos.


|