sexta-feira, janeiro 20, 2006

Uma pequena diferença

A leitura de um jornal espanhol, mostrou-me a diferença que cada vez mais se acentua, entre nós.

Em Barcelona, no bairro de El Raval, nasceu, fruto da vontade de associações civicas e de pequenos empresários, uma empresa de seu nome Ravatex que tem a particularidade de dar formação e emprego a mulheres com mais de 45 anos e com problemas de integração social. Estas mulheres, são maioritariamente imigrantes e mulheres vitimas de violência doméstica. Esta empresa que nasce com o anátema de ser constituida por excluidos, poderia estar condenada aos bons oficios de caridade publica ou privada, mas não neste caso, e aqui reside o porquê deste post.

Os clientes da Ravatex (que faz trabalhos de costura), são maioritáriamente as grandes cadeias de pronto a vestir espanholas, Zara, Cortefiel, Mango, etc, etc. Não sei se fruto de politica social ou se fruto de uma nova consciência social, estas empresas viram na Ravatex uma forma de contribuir para um novo projecto mas exigindo qualidade.

E a aposta, aparentemente esta a ser ganha. Situada nas instalações de uma rede de lojas solidárias, de seu nome Moda Amiga que se dedica a vender roupa usada, tem vindo a ser objecto do interesse de diversas instituições financeiras, sendo que uma, a Caixa de Cataluyna, criou um fundo de € 65.000 para ajudar o investimento.

Este investimento nada tem de extraordinário para o sector bancário. Mas tem-no para todos aqueles que fazem parte dos excluidos. Ver ser viabilizado um projecto alternativo, sem ser necessário recorrer á caridade dos fundos públicos, é provavelmente, uma quimera em Portugal. Mas talvez também por isto a Espanha já faça parte dos 8 Paises mais ricos do mundo. E para mim , que sou um apaixonado de Espanha e dos Espanhois, mais do que a riqueza económica, é a riqueza de valores e a determinação que eu mais admiro neste povo. Digo-vos uma coisa, continuam a gozar a vida como poucos.

Bem hajam.

1 Comments:

Anonymous IO said...

Excelente exemplo - obrigada pelo 'post'!, abraço, IO.

1/25/2006 12:11 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

|