segunda-feira, janeiro 31, 2005

31 de Janeiro de 1891


Faz hoje 114 anos que, no Porto, se deu a primeira tentativa para derrubar o regime monárquico.

A Monarquia Constitucional estava em crise, a população atravessava momentos difícies, no ano anterior a cedência ao ultimato inglês, por causa da questão do mapa cor-de-rosa, criou na população um sentimente de humilhação e simultaneamente de revolta. Foi criada uma marcha intitulada "A Portuguesa", futuramente adoptada como Hino Nacional, mas que na altura terminava com um verso ligeiramente diferente: "Contra os Bretões marchar, marchar".

Os Republicanos aproveitaram esta situação para mais facilmente fazerem passar a sua mensagem. Neste contexto a população do Porto, que já tinha desempenhado um papel fundamental na Revolução Liberal, revoltou-se e, devidamente enquadrada pela burguesia republicana, tentou derrubar a Monarquia e implantar a República. Ainda era cedo e o resto do País não acompanhou os revoltosos do 31 de Janeiro.

No entanto se nesta data o comboio da mudança ainda não tinha carruagens suficientes, cerca de 20 anos depois, a 5 de Outubro de 1910, a máquina já não tinha travões que fossem capazes de alterar a marcha da transformação.

A revolta do 31 de Janeiro no Porto, embora tivesse fracassado, lançou a semente que mais tarde iria frutificar em Lisboa e em Portugal inteiro.

VIVA O 31 DE JANEIRO!

VIVA A REPÚBLICA!

|