domingo, setembro 12, 2004

Descarga de Consciência

Nos últimos dias tenho andado um pouco arredado da blogosfera, sobretudo do Acuso! "2". Em primeiro lugar porque tenho tido outros afazeres e em segundo porque precisava de dar alguma atenção aos outros blogs onde também mando umas bocas: Acuso! "1", A Chama do Dragão e Cucamacuca.

Por outro lado, embora quer a nível nacional, quer internacional, neste últimos dias se tenham passado vários factos dignos de comentário, a verdade é que muitos blogs publicaram vários posts sobre esses eventos, grande parte deles mais ou menos coincidentes com a minha opinião, por isso não fazia sentido estar a escrever mais do mesmo. No entanto passados alguns dias e depois de assentar ideias voltarei em breve para fazer os meus próprios comentários.

Para mim a blogosfera funciona mais como um escape do que a vã tentativa de conquistar leitores, embora, evidentemente todos sejam bem-vindos.

Agora que retomei o contacto convosco, podem estar descansados, que a partir de amanhã voltarei para fazer os meus comentários aos acontecimentos que entretanto se foram passando.

Os assuntos são muitos e destaco, entre outros, os seguintes: o chamado "Barco do Aborto" e a colocação de professores, a nível nacional; o atentado terrorista de Beslan, o 11 de Setembro e os reféns no Iraque, a nível internacional.

Em jeito de introdução aos futuros artigos que aqui irei publicar sobre aqueles ou outros assuntos, há uma frase proferida por Emídio Guerreiro, na festa de homenagem pelos seus 105 anos que não tem deixado de me martelar a cabeça e cito, mais ou menos de cor: "nestes últimos anos temos vindo a assistir à crescente substituição do racionalismo pelo dogmatismo". Grande lucidez.

De facto a Humanidade tem dado passos gigantescos em direcção ao passado não só no aumento do dogmatismo, mas também em fenómenos a ele associado: o fanatismo, o populismo, a demagogia e o preconceito. Emídio Guerreiro não podia ter sido mais certeiro.

Urge travar uma batalha pelo racionalismo, pela relatividade, pelo direito à diferença e pela integração.


|