segunda-feira, setembro 13, 2004

Abriu a caça!?

Em 1993 o então Secretário de Estado da Cultura fez passar um decreto-lei que ficou conhecido como a "lei da caça ao tesouro".

Esse decreto permitia a venda de artefactos provenientes de escavações subaquáticas como meio de angariação de fundos para financiar as campanhas e gerar lucros. Dizia-se que isto permitia a abertura da "investigação" à iniciativa privada.

Que bom! Passariamos a ver o nosso passado à venda nas melhores casas de leilões. E, o que era ainda melhor, como era legal e não temos dinheiro saía tudo para o estrangeiro!

A coisa foi parada a tempo, com o congelamento da lei em 1995, a posterior revogação em 1997 e a criação do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática.

Hoje o tal Secretário de Estado é Primeiro Ministro (sim, esse mesmo) e no seu governo estão o autor da célebre lei e a (ex?) consultora de uma das maiores empresas de caça ao tesouro, Dra. Maria João Bustorff Silva, por acaso (ou não?) Ministra da Cultura!

Por enquanto ainda não se viu nada mas, pelo sim pelo não, é melhor ficarmos atentos.

Não é que eles não existam (que os há e muitos) ou que os artefactos não sejam vendidos (há quem ganhe balúrdios com isso) mas pelo menos que tenhamos o direito de não o permitir!


1 Comments:

Blogger Mário Monteiro said...

Bravo Muguele! sejas bem reaparecido.

9/13/2004 11:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

|