sexta-feira, dezembro 10, 2004

RACISMO NÃO!!!

Na passada terça-feira disputou-se no Estádio do Dragão o jogo FC Porto-Chelsea FC. Deste jogo resultou a vitória do FC Porto e, consequentemente, a sua passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Tudo está bem quando acaba bem, pelo menos pela perspectiva dos portistas. No entanto nem tudo correu bem. Não, não vou fazer qualquer tipo de análise ao jogo, isso já fiz noutro post e noutro blog: A Chama do Dragão. Vou falar de algumas manifestações racistas, conscientes ou inconscientes, a que assisti durante o jogo.

Numa ou noutra ocasião sempre que um jogador preto (preto e não negro, pois ao dizer negro já estaria a ser perconceituoso, logo a ter uma atitude racista) do Chelsea tocava na bola lá se ouviam os famigerados "Huuu! Huuu! Huuu!". Infelizmente esta situação repete-se por muitos estádios, quer em Portugal quer por essa Europa fora, e não só nos estádios de futebol, mas embora condene manifestações racistas onde quer que ocorram, preocupam-me ainda mais quando se dão em locais onde estou presente, pois sinto-me revoltado, indignado e envergonhado. Envergonhado porque lamentavelmente posso ser confundido com atitudes das quais discordo profundamente. Sempre que tal acontece não deixo de manifestar a minha discordância, indignação e revolta, pois não me quero ver envolvido, mesmo que indirectamente, em tais atitudes, como se, pelo simples facto de estar presente no local, fizesse parte dessa horda ululante e acéfala que assume tais atitudes.

Por isso mesmo quero aqui deixar um louvor e um forte abraço solidário a McCarthy, que teve a coragem de mostrar a sua indignação e revolta, criticando essa massa acéfala que apelidou de estúpida, tendo o cuidado de não confundir a nuvem com Juno. McCarthy lembrou também que sempre que alguns adeptos assumiam esse tipo de comportamento em relação a jogadores da equipa adversária se sentia tembém lesado, pois como é evidente não é branco. Bravo meu caro McCahrthy!


Bravo McCarthy!

Recentemente critiquei uma atitude anti-desportiva desse excelente jogador que é McCarthy, quando da célebre agressão que levou à sua expulsão, tendo prejudicado seriamente a equipa, quer naquele jogo, quer nos dois seguintes, que teve de cumprir de suspensão, se o não fizesse não estava a ser coerente e estava a discriminá-lo e, portanto a ter uma atitude racista. As pessoas podem e devem ser criticadas, ou louvadas, pelas suas atitudes, nunca por causa da cor da pele.

Aqueles que assumem tal indignidade, são os mesmo que nos respectivos locais de trabalhos são os capachos de patrões prepotentes, sempre prontos a lamber-lhes as botas e a passar por cima dos direitos dos colegas de profissão, com o único e limitado objectivo de serem agradáveis ao patrão e fazerem a sua vidinha. São pessoas que para além de estúpidas não têm carácter, afirmo-o sem preconceito e sabendo que corro o risco de generalizar, mas quem não quer ser lobo não lhe veste a pele. Há duas formas de ser estúpido, aquele que é estúpido porque o é declaradamente e aquele que é estúpido por falta de informação e cultura e, quem é estúpido, por vocação ou devoção, é facilmente manipulável. Nem uns nem outros têm desculpa.

RACISMO NÃO! BRAVO BENNI McCARTHY!


|