domingo, fevereiro 20, 2005

Simulações e Projecções

Acabei de chegar a casa depois de ter cumprido o meu dever e direito de votar.

Quando abandonava o local onde exerci o meu direito, dei de caras com dois elementos que se identificaram como estando ao serviço da Universidade Católica para fazer uma projecção das intenções de voto para a RTP. Os tais elementos encontravam-se no exterior de edifício com uma caixa a tiracolo identificada com o símbolo da referida estação de televisão. Perguntaram-me de seguida se tinha votado e se não me importava de simular o meu voto. Disponibilizei-me de imediato para a simulação. A menina entregou-me o boletim de voto, colocou a caixa a servir de secretária, olhou para o lado e eu fiz a minha simulação. Entretanto outras pessoas passavam ao lado.

Não é que faça segredo da minha intenção de voto, mas cientificamente parece-me pouco correcto uma simulação deste tipo, pois deveriam ser criadas condições semelhantes às da câmara de voto, longe de olhares indiscretos.

Apanhado de surpresa participei, mas não o voltarei a fazer em condições semelhantes, porque acho que sondagens, projecções ou estudos feitos nestas condições não são, a meu ver, cientificamente muito correctos, e prestam-se a que alguns cidadãos, que participam aleatoriamente neste tipo de sondagens, se recusem a participar ou adulterem o seu sentido de voto, tirando credibilidade ao estudo.

1 Comments:

Blogger Maria said...

Nunca participei em nenhum tipo de sondagem nem estudo deste tipo mas depois de saber como funciona também não o chegarei a fazer. Mais do cientificamente pouco correcto, não é minimamente ético... depois surgem "iluminados" que se admiram que os resultados apresentados sejam falíveis e pouco credíveis. Se o voto é secreto, como são permitidas este tipo de práticas?! Voluntária ou não, a participação neste tipo de iniciativa não violará o direito que nos assiste?!

2/20/2005 8:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

|