domingo, março 13, 2005

Ao João Tunes, com Amizade

Quem quiser perceber melhor o signicado deste post deve começar por ler o anterior e os comentários ali feitos, assim como ler os artigos "SOBRE TERRORISMO, UMA INDIGNAÇÃO PERANTE UM AMIGO" e "SOBRE TERRORISMO, JUSTIFICAR E EXPLICAR NÃO SÃO CUMPLICIDADES?", publicados no Água Lisa (link aí à esquerda).

João penso que estás a fazer afirmações que não correspondem exactamente ao que afirmo, nem sobretudo ao que penso sobre o assunto. Penso que já te expliquei que é urgente combater os terroristas, mas também é necessário combater as causa da exclusão social, nem sempre essa exclusão social degenera em terrorismo, mas frequentemente degenera em marginalidade, em assassinatos, em crimes, mas também aqui não é só com a repressão que se solucionam estes problemas, é preciso também combatê-los a montante. Quanto ao discurso dos , ou do imperialismo, vulgo "States", desculpa lá mas é um bocado estafado. Não tenho dúvidas de que os Estados Unidos têm preocupações hegemónicas em relação ao Mundo , como não tenho dúvidas que quase 80 a 90% da riqueza produzida no Mundo está nas mãos dos americanos e escamotear esta realidade é tapar o Sol com a peneira.

Também sei perfeitamente que os atentados que referes são obra do fundamentalismo islâmico, mas continuo a afirmar que se não tivesse havido séculos de exploração colonialista e racistas dessas regiões, que mais tarde foram abandonadas a contra-gosto pelas potências coloniais, retirando-lhes a maioria dos quadros que possuiam, provavelmente não teriamos tantos problemas como aqueles que temos.

A Inquisição foi um crime, em nome de outro fundamentalismo, os anos de terror na revolução francesa indignam muita gente, mas ninguém fica indigando com os séculos de demonínio e terror a que a população francesa e europeia ficou sujeita durante o domínio senhorial.

Não sou cobarde, não tenho medo dos terroristas, não cedo a chantagens, nem viro a cara à luta, só acho que o combate ao terrorismo e à exclusão não se faz só com repressão, sobretudo com uma repressão cega, esse é o argumento da direita.

Por fim não estou a tentar justificar nada, sobretudo o que não tem justificação, mas somente a fazer uma constatação daquilo que me parece ser o que está a acontecer. Sem fundametalismos, nem portas fechadas a outras posições. Aliás aceitei e concordei, concordo, com as tuas críticas relativas à perigosidade do post inicial, por isso tenho tentado esclarecer melhor o meu ponto de vista.

Não pessoalizo questões, pelo contrário, tento distanciar-me para fazer uma análise menos sujeita às minhas próprias convicções políticas e religiosas, que conheces.

Não desculpo nem encontro justificações para o terrorismo, apenas tentei mostrar que, na minha opinião, reprimir os terroristas não é suficiente para acabar com ele, é preciso retirar-lhes campo de manobra e de recrutamento e, se com isso tornarmos o Mundo melhor, então ainda bem.

Daqui, da mesma margem do rio, te envio um abraço fraterno e cúmplice.


|