segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Brancos em branco (mais uma vez)!



Longe vão os tempos em que o voto era a "arma do Povo"!

Depois da vergonha que foi esta campanha eleitoral, feita por consultores de imagem para os media, em que os candidatos disseram o que outros acharam que deviam dizer, em que quem não estava representado na AR pura e simplesmente não existiu (porque, como todos sabemos, quem não passa na TV não é "gente" - os tempos de antena obrigatórios passaram muuuuuuuuuuuito discretamente), tivemos a tristeza de ver as coberturas eleitorais em cima dos partidos "principais" como abutres e dos outros... nada!

Pior ainda foi o que (como vai sendo hábito) aconteceu com os votos em branco. Nas televisões (que eu tenha visto) tal expressão não foi sequer referida e, surpresa das surpresas, quando peguei num jornal, adivinhem... népia!

Lá tive que ir ao site da CNE para saber os resultados e, finalmente, lá estavam:
103 555 votos em branco (1,81%).

O voto em branco continua a ser a 1ª "força" política a seguir aos partidos que elegem deputados, a seguir ao BE (6,38%) e à frente do PCTP/MRPP (0,84%)!

Mais: Fazendo as contas à leigo, considerando que o BE elegeu um deputado por cada 45 000 votos (grosso modo), dando mais um pouco de margem, temos que os votos em branco alcançaram o número de votos suficiente para (não)/elegerem 2 (não)/deputados!

Mais de 100 000 pessoas disseram NÃO(!) a TODOS os partidos!

O voto em branco é uma tomada de posição consciente de quem exerce o direito de voto e escolhe uma das opções possíveis e consignadas na lei.

100 000 pessoas não cabem dentro de um táxi! A bem dizer, neste momento não cabem em nenhum recinto desportivo do país!

Fossem os direitos de TODOS os portugueses respeitados e teríamos duas cadeiras vazias na AR.

Melhor ainda: teríamos duas cadeiras ocupadas pelo Zé povinho ostentando um grandecíssimo MANGUITO!!!

2 Comments:

Blogger Werewolf said...

tens razão Muguele, mas mais intrigante é que cerca de 3 milhões de portugueses se abstiveram.

2/21/2005 10:57 da tarde  
Blogger Elisa said...

Olhem que há (pelo menos) um blog em sintonia. O meu! Também eu tive de pesquisar arduamente ontem à noite para saber quantos votantes me acompanharam no voto em branco. 1,8% não é grande coisa. Mas deveria ter sido mencionado.
E Werewolf a abstenção não é intrigante. Tivesse sido ela convertida em votos brancos e isso sim, teria expressão e tempod e antena nas televisões. Teria sido discutido. Teria sido importante.

2/22/2005 2:31 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

|