quarta-feira, março 23, 2005

Raptos


No Brasil a malandragem anda agora a raptar as mães dos jogadores de futebol, pelo menos só os raptos destas mães é que são notícia por cá. Depois da mãe de Fabiano, cujo paradeiro ainda se desconhece. Agora foi a mãe de Rogério a última vítima.

As mães são sagradas, as mães estão estão acima de qualquer malandragem. Até um malandro respeita a mãe dos outros como respeita a sua própria mãe, mesmo que não tenha sido a melhor mãe do mundo.

Quando o mundo está de pernas para o ar, quando o mundo não tem valores, quando o mundo está nas mãos dos poderosos (institucionais ou terroristas), já não existe o código de honra do malandro, simplesmente porque o malandro já não existe, o que existe em sua substituição é o crime organizado, cujo único objectivo é a obtenção do lucro fácil, rápido e pessoal, o qual se comporta como qualquer tipo de economia liberal, onde a única diferença é a licitude, ou não, dos meios utilizados. O elo mais fraco fica sempre esmagado.

Até quando os cidadão vão permitir o medo e deixar-se esmagar pela cobardia ou pela indiferença.

Que as mães de Fabiano e Rogério sejam rapidamente libertadas e com saúde. Que as mães de Fabiano e Rogério possam em breve abraçar os seus filhos. Mas não esqueçamos que muitas mães nunca mais abraçaram os seus filhos, ou os filhos que nunca mais abraçaram as suas mães, por terem sido vítimas de criminosos, políticos ou de delito comum (aliás para mim o crime é sempre um delito comum) sejam quais forem os seus autores/inspiradores: Inquisição, Hitler, Estaline, Franco, Salazar, Brejnev, Pinochet, Vilela, Castro, bin Ladem ou qualquer outro, porque a lista é quase interminável e já há muitos candidatos a substitutos.


|