terça-feira, abril 12, 2005

Porque pedir sempre um recibo?

Do meu amigo Pedro M. recebi este e-mail, cuja origem é uma denominada Comissão para a Equidade Fiscal e que, pela sua justeza, aqui repasso com o pedido de divulgação, mas sobretudo de actuação, pois como cidadãos também temos a obrigação e o dever de lutar diariamente contra a fuga e fraude fiscal. Não temos muitas armas, mas usemos as que temos e, para os mais egoístas, nunca é demais relembrar que ao prestarmos um serviço à comunidade estamos a prestar um serviço a nós próprios. Então cá vai:

Porque não podemos continuar a poupar dinheiro a quem vive dos impostos que nós pagamos, sem pagar os seus! Quando não exige um recibo - que por lei lhe devia ser entregue, ao invés daquela habitual pergunta viperina "Quer recibo?" - está, de facto, a poupar ao infractor:

19% de IVA
20 a 40% de IRS/IRC que deveria pagar mas não o fará porque, obviamente, se esquivou aos documentos respectivos.


Em números médios ele tem uma vantagem na fuga aos impostos de 25 a 30% do total pago além de, no preço, já ter incluído a respectiva margem de lucro. E nós, que não podemos fugir aos impostos, pagamos os nossos e, como ao Estado esse dinheiro já não chega, vamos também sofrer a sós o agravamento dos mesmos porque as pessoas que diariamente nos vendem refeições, livros, perfumes, fatos, sapatos, portas, janelas..., nunca passam recibos!

Ou seja, pagamos os nossos impostos e temos de pagar também o que outros
- vivendo das nossas compras -
não pagam, por se esquivarem aos devidos recibos.

Vamos, a partir de hoje exigir sempre recibos. De tudo. Veremos se o deficit se reduz ou não... Passa este email. Sensibiliza a tua família. Defende o teu futuro.


Comissão para a Equidade Fiscal


|