sábado, abril 09, 2005

Em Abril Avivar a Memória

Durante o Estado Novo a vigilância sobre os cidadãos era constante, não porque se tratassem de criminosos, mas porque ousavam manifestar as suas opiniões.


Rede de Informações Posted by Hello

O exemplo aqui divulgado tem a sua origem no Director do Serviço de Espectáculos que, a bem da Nação, informa em 23 de Abril de 1970, em documento confidencial, os perigos subversivos de uns espectáculos, mais ou menos clandestinos, em que perigosos inimigos do Estado, da família, cujas baladadas transmitem perigosas ideias de pacifismo e de reivindicação social. Os perigosos terroristas visados neste documento são: Padre Francisco Fanhais (um padre do outro lado da barricada????), Zeca Afonso (a quem o censor acrescenta o título de Dr. José Afonso - o respeitinho é muito lindo e o homem sempre era doutor e merecia alguma distinção em relação à restante populaça), Barata Moura, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire e um curioso e inigmático "etc". Como se vê tudo gente do pior.

De facto a cantiga era (não continuará a ser?) uma arma contra as ditaduras, e com pontaria. Muitas vezes a única que nos restava (ou resta).

|