segunda-feira, setembro 20, 2004

Vergonha!

Vergonha é aquilo que falta ao Ministério da Educação e à respectiva Ministra, a qual revela não conhecer minimamente os problemas da educação. Não esqueçamos que quem também não tem vergonha é o antigo Ministro David Justino, o principal responsável político por toda esta balbúrdia, a actual Ministra herdou o caos produzido pelo seu antessessor e correligionário político e mais não fez do que lhe dar continuidade.

Os professores já deviam estar todos colocados antes do dia 1 de Setembro, para que nessa data se apresentassem ao serviço e começassem a preparar o novo ano lectivo.

Depois de todos os atrasos e promessas, já passa das 21 horas do dia 20 de Setembro de 2004, e no site da DGHRE nem resultados, nem explicações, nem desculpas.

Vergonha é o que não tem os que trocam as dificuldades governativas no seu País pelas mordomias no estrageiro (tentando convencer os outros que os benfícios pessoais são simultaneamente benefícios para o País). Vergonha é o que não tem quem exerce o poder sem uma autêntica legitidade democrática que, em situações idênticas, só pode ser alcançada com eleições, mesmo que a opção do povo fosse a mesma. Vergonha é o que não tem o Presidente da República que, em nome de uma de tal estabilidade política e governativa, resolveu não dissolver o Parlamento e nomear um Governo de opereta. Vergonha é o que não tem um Governo que anda em constantes contradições e só serve de chacota aos Portugueses.

O ridículo deste Governo já consegue ultrapassar a imaginação e creatividade do Contra-Informação.

Basta!

Depois de ouvir o debate do "Prós e Contras", fiquei um pouco com a sensação que afinal somos todos uns gajos porreiros, que afinal isto ainda está melhor do que nos anos anteriores e que a situação de professores, alunos e encarregados de educação se deve limitar à sua nobre função de cobaias passivas do sistema educativo e, por isso, não são mais do que um número ou, na melhor das hipóteses, um código informático.

Como nota destaco a notícia, dada em primeira mão, pela Ministra da Educação de que os resultados estão já a ser colocados na Internet e que por volta da uma ou duas da manhã deverão estar disponíveis. Já estou a ver os milhares de professores que vão ficar agarrados à net até às 3, 4 ou 5 da manhã para finalmente poderem saber em que escola irão leccionar. Amanhã haverá menos trânsito na hora de ponta matinal, disso tenho a certeza.

Para além disto também foram ditas coisas muito interessantes e, tal como afirmou Adelino Gomes, agora assim estavamos no ponto de iniciar o debate. Curiosa também a ideia manifestada por uma das intervenientes, que se defeniu como conservadora, como se os princípios gerais que defendeu como a exigência e uma educação para excelência fossem, preconceituosamente, valores de direita e não valores universais, mas pelo menos falou-se no assunto e assistiu-se a algumas ideias muito claras sobre educação.

Termino como Adelino Gomes, até parece que ainda estamos na pré-história da informática e, com tantos e tão bons especialistas e profissionais da educação, como é que os problemas diagnosticados se mantêm, ou até se agravam, de ano para ano.

3:00 (21 de Setembro): As colocações continuam por sair sem qualquer justificação ou explicação no site da DGRHE, mais uma vez alguém enganou a Ministra, ou a Ministra, maquiavelicamente, com um sorriso de felicidade nos lábios, nos enganou. Tenho vergonha do Governo que sou obrigado a suportar, sem que ninguém o tenha escolhido. Eles fazem a festa, mas quem se lixa somos nós. Até um dia...

8:30 (21 de Setembro): A saga continua. Pelos vistos, entre mais ou menos as 3:05 e as 8:30 alguma coisa deve ter estado disponível, mas voltou a não estar (soube através da TSF que as listas terão estado disponíveis durante cerca de 40 minutos pouco depois das três da manhã). Novos erros? Assim se brinca com o futuro de milhares de cidadãos portugueses (de facto ou em formação). Já não é só incompetência, já passou a ser obscenidade. Pelo que se tem passado nestas últimas semanas, e não só na educação, pergunto: será que o Governo se está a transformar numa casa de passe?

9:00 (21 de Setembro): O que se pode ler na página de consultas do Ministério: "Temporariamente indisponivel. Pedimos desculpa pelo incomodo." e não "Temporariamente indisponível. Pedimos desculpa pelo incómodo." Quando o desespero é total até as pequenas coisas se transformam em obstáculos intransponíveis. Espero não estar a incomodar, ou será que é "incómodar"? Acho que já toda a gente está à beira de um ataque de nervos e já não se diz coisa com coisa.

10:50 (21 de Setembro): Espero que perante o caos criado esta Ministra e a sua equipa não adopte o exemplo dos anteriores Primeiros-Ministros, António Guterres e Durão Barroso, e tenha a coragem de assumir o seu cargo e encontrar uma solução urgente para o problema, não esquecendo de exigir a presença do antigo titular da pasta, David Justino, e respectiva equipa, que devia estar a colaborar activamente na tentativa de resolução do problema. Não nos venham com mais desculpas patéticas, trabalhar é a vossa obrigação.

12:10 (21 de Setembro): Aqui estão os rostos dos responsáveis políticos pelo caos:


David Justino & Maria do Carmo Seabra

22:00 (21 de Setembro): Depois de um silêncio ensurdecedor a Ministra vem, finalmente, anunciar que tomou uma decisão. Face à incapacidade de resolução dos problemas informáticos, resultantes de um programa mal feito e não testado, digo eu que sou um leigo na matéria, o sistema informático de colocação de professores vai ser substituído por um sistema manual e o novo prazo para publicação das listas é 30 de Setembro. E o do início das aulas? Não está já fora de prazo?


|