quarta-feira, maio 11, 2005

Entreabrir a Porta para o Interior - II

É bem verdade que há mais mundos para além da blogosfera e muitas vezes é preciso parar para de novo ganhar gosto por escrevinhar aqui.

Alguns dos meus condescendentes amigos e leitores têm enviado mails a perguntar quando acabo este entreabrir de portas, por isso depois de uma mais ou menos prolongada ausência, resolvi tentar pegar o fio da meada e continuar este meu exercício narcísico. Não garanto que o artigo fique concluido hoje, porque vou escrevendo directamente ao sabor das memórias e da corrente de pensamento, sem filtros, mas pelo menos vou adiantando qualquer coisa.

Então cá vai:

Os meus pais casaram no início da década de trinta. O seu casamento foi civil o que causou alguma polémica no seio da família mais conservadora, não aos meus avôs que não tentaram de forma alguma demover a sua vontade. Deste casamento resultaram seis filhos (4 rapazes e 2 raparigas) os quais os meus pais educaram laicamente sempre nos condicionar nas nossas opções futuras que, como veremos adiante, foram diversas. Os nossos pais sempre tiveram a honestidade de nos mostrar os caminhos, mas deixaram as opções, fossem elas quais fossem, para cada um de nós. Todos lhes estamos gratos pela educação que nos deram. Viveram uma vida feliz, tanto quanto se pode ser feliz neste mundo, rodeados de filhos, netos e bisnetos.

Pequeno-burgueses de origem viveram de acordo com os valores da classe embora de uma forma crítica e claramente contra a ditadura que se abateu durante longos, longuíssimos 48 anos. Economicamente não tiveram uma vida estabilizada, pois nem sempre a vida lhes sorriu, sobretudo após da morte do meu avô materno. O meu pai meteu-se em alguns negócios, mas como não tinha vocação para negociante, devido aos princípios de coerência e honestidade que defendia intransigentemente para si e os seus, e por isso todos se perderam, acabando como guarda-livros de uma grande empresa têxtil do Porto (onde se empregou a partir dos anos 50), cujo dono era um conhecido opositor ao regime salazarista e amigo do meu pai.

Em casa, contaram-me os meus irmãos, lia-se muito (disto ainda tenho memória viva, pois sempre me lembro de ver os meus pais lerem diariamente, mesmo já no tempo da televisão), recordo até conversas entre os meus pais e irmãos sobre livros e autores. Um dos mais discutidos era Aquilino Ribeiro, autor tão injustamente esquecido e até menorizado por muitos, acusado de um excesso de regionalismo por parte dos que hoje, intelectuais de pacotilha, só vivem virados para o seu próprio umbigo e são incapazes de ver para além dos ditames da moda, mas enfim, isso contas doutro rosário e talvez alguém na blogosfera pretenda pegar neste tema mais adiante.

A propósito de Aquilino Ribeiro vou aqui contar um episódio ciclo, que se repetia ano a ano, invariavelmente durante a realização da Feira do Livro, mas também em alguma visitas a livrarias da baixa do Porto. Em miúdo vinha frenquentemente com a minha mãe à baixa do Porto e era raro que, pela sua mão, não fizessemos uma ronda pela livrarias ou pelos escaparates da Feira do Livro quando esta se realizava. A minha mãe via o que tinha a ver comprava o que procurava e nunca saia sem perguntar, em jeito de provocação, se tinha o "Quando os Lobos Uivam" de Aquilino Ribeiro, livro que tinhamos em casa e que estava proibido pela ditadura. O gozo era nós verificarmos se quem nos atendia se limitava a dizer que o livro estava esgotado, sinal de que ou tinha medo (e como havia medo nessa altura) ou estava com o regime ou, mais corajosamente dizia que esse livro estava retirado do mercado por determinação superior, sinal de que existia alguma cumplicidade entre o vendedor e o comprador. A minha mãe saia sempre com um sorriso nos lábios, satisfeita por esta insignificante provocação, mas também por mostrar que até nas coisas pequenas era preciso demonstrar que se estava contra os que amordaçavam o país e não esconder cobardemente a cabeça na areia.

Continuando. Em casa faziam regularmente recitais (não no meu tempo). A minha mãe era uma excelente pianista e só o facto de ter casado com 17 anos e ter 3 filhos aos 20 anos a impediu de continuar esta sua vocação. O meu pai tocava razoavelmente violino, além da guitarra, episódio já descrito anteriormente. Os meus irmãos aprenderam todos a tocar piano, eu é que já não tive essa sorte, os tempos tinham mudado. faziam-se saraus e convivia-se, sobretudo aos fins-de-semana. Juntava-se grande parte da família em nossa casa para assistir a duetos de violino e piano tocados pelos meus pais em saraus pequeno-burgueses de música dita erudita ou clássica, ou então a magníficas interpretações ao piano (vertical não havia dinheiro para pianos de cauda) pela minha mãe de Beethoven ou Chopin (que, ao contrário do que pensa um célebre político da nossa praça, nunca compôs nada para violino).

Vou interromper por aqui, prometo que continuo em breve.


|